Pular para o conteúdo
A New Theme.

Imprensa

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação - CGEE

btorreao@cgee.org.br

61 3424 9667

Releases

Voltar

CGEE apresenta resultado do concurso sobre futuro da produção de alimentos

CGEE apresenta resultado do concurso sobre futuro da produção de alimentos

Após cinco dias de oficinas de ilustração realizadas ao longo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, o concurso "O futuro dos alimentos" tem um grupo vencedor, selecionado por meio de votação pública na internet.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, na próxima quinta-feira (1), a premiação do concurso "O futuro dos alimentos". Com o objetivo de promover uma cultura de reflexão acerca da importância dos polinizadores para a produção de alimentos, o CGEE conduziu, com escolas públicas e privadas, oficinas de ilustração em stand temático no Jardim Botânico de Brasília (JBB). Os alunos vencedores serão premiados durante solenidade na mostra "Mundo MCTIC - Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil", que acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

As atividades contaram com a participação de 262 alunos, divididos em grupos de até 20 crianças matriculadas regularmente do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A dinâmica das oficinas foi feita com ilustrador profissional, que registrou em painel as sugestões de cada grupo sobre o futuro da produção de alimentos.

"Ao serem motivados a expor suas ideias por meio do desenho, dando vida ao seu aprendizado, os alunos internalizaram a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta. Com a divulgação da ilustração, eles se sentiram como as abelhas: polinizadores. A diferença é que estavam polinizando boas ideias para o futuro", conta a professora da turma vencedora, Andreia Toledo, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo.

Depois de conhecer detalhes da biologia e hábitos das diferentes espécies de abelhas, as crianças visitantes se reuniam em equipes que, como verdadeiros grupos de trabalho, eram convidadas a imaginar, debater e elaborar cenários futuros para o planeta com e sem abelhas.

"Foi interessante notar a capacidade criativa das turmas ao apresentarem várias soluções para os mesmos ou diferentes cenários, o que mais uma vez apontou ao CGEE que trabalhar com o futuro contando com o ponto de vista dos cidadãos que viverão aquele futuro, mesmo que sejam ainda crianças hoje, é uma estratégia bastante válida", afirma o coordenador do projeto e assessor técnico do CGEE, Antonio Carlos Guedes.

A premiação integra as atividades da mostra que será realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de 28 de novembro a 4 de dezembro. O CGEE contará com stand na feira, onde divulgará a exibição do fotógrafo Sidney Cardoso, promovida em parceria com a ONG Bee or not to be. A exposição "Sem abelha, sem alimento" mostra um olhar atento sobre a biodiversidade dos maiores polinizadores da natureza.

O tema Ciência amiga das abelhas foi trabalhado pelo CGEE durante a SNCT 2016, em stand no JBB. Além disso, o Centro organizou um fórum de especialistas, que buscou gerar informações para uma atuação junto a comissões que tratem de ciência, tecnologia, agricultura, apicultura e meliponicultura no Congresso Nacional. A ideia é ampliar o debate sobre a necessidade de mobilização nacional para a importância dos polinizadores, uma vez que estão desaparecendo em várias regiões de todo o mundo.

Para conhecer as ilustrações vencedoras do concurso acesse: https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas.


logo cgee