Pular para o conteúdo
A New Theme.

Imprensa

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação - CGEE

btorreao@cgee.org.br

61 3424 9667

Releases

Voltar

CGEE promove concurso com crianças para divulgar a importância das abelhas

CGEE promove concurso com crianças para divulgar a importância das abelhas

Para trazer às crianças uma reflexão sobre o papel fundamental das abelhas para a produção de alimentos, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) vai promover, de 18 até 23 de outubro, no Jardim Botânico de Brasília, um concurso sobre o futuro dos alimentos. A atividade faz parte da programação do Centro para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, que é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O concurso busca estimular a curiosidade e o pensamento critico sobre o desaparecimento desses insetos, fenômeno que hoje ocorre em todo o mundo.

As oficinas contarão com debate sobre o futuro dos alimentos e a importância dos polinizadores, principalmente as abelhas, para a produção de alimentos. As ideias surgidas a partir da discussão serão representadas por meio de desenhos, realizados por ilustrador professional com a participação ativa das crianças, e ficarão expostos ao longo do dia no stand do Centro.

Os quatro melhores painéis ficarão expostos no hotsite do CGEE (https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas) e serão submetidos à votação eletrônica aberta ao público. O julgamento será feito por até três representantes de instituições da SNCT, que levarão em conta a criatividade, originalidade e coerência temática. A programação prevê a participação de grupos de alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, além dos visitantes do Jardim Botânico de Brasília.

A íntegra do regulamento está disponível neste link https://www.cgee.org.br/documents/1486316/0/regulamento_concurso.pdf/dcafff50-a711-41a3-a3a6-2464aaff1e69.

O porquê do tema

De acordo com relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, em inglês), 75% das principais lavouras de alimentos no mundo dependem dos serviços dos polinizadores.

“Sabemos que medidas urgentíssimas têm que ser tomadas para que a produção de alimentos não venha a ser comprometida. A maioria das nações já está atenta à questão e o Brasil não pode ficar atrás, especialmente em razão da enorme importância que o setor de produção de alimentos tem para o País”, afirma o assessor técnico do CGEE Antonio Carlos Guedes.

Trajetória na SNCT

As oficinas integram o quadro de atividades propostas pelo CGEE para a SNCT 2016. Além disso, o Centro já realizou um fórum de especialistas para falar sobre a importância dos polinizadores. O resultado do debate está sendo consolidado em um documento que servirá de subsídio para audiência pública a ser realizada no Congresso Nacional sobre o tema.

Para participar, as escolas interessadas poderão agendar um horário até o dia 21, às 10h, por meio do e-mail polinizadores@cgee.org.br.

O CGEE é uma instituição inovadora, planejada com a missão de antecipar o futuro, traçando metas e objetivos e identificando oportunidades para o País no setor de ciência, tecnologia e inovação.

Serviço

Stand do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Local: Jardim Botânico de Brasília – no Jardim Japonês
Data: 18 a 23 de outubro
Horário: das 9 às 17h
Entrada: R$ 5,00 (taxa do Jardim Botânico de Brasília)
Para mais informações: (61) 3424-9667


logo cgee