Pular para o conteúdo
A New Theme.

Imprensa

Bianca Torreão

Assessora de Comunicação - CGEE

btorreao@cgee.org.br

61 3424 9667

Releases

Voltar

CGEE aborda a importância dos polinizadores na Semana Nacional de C&T no DF

CGEE aborda a importância dos polinizadores na Semana Nacional de C&T no DF

O stand do Centro traz uma série de atividades sobre o tema para crianças e adolescentes, tendo como foco as abelhas.

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre paralelamente em todo o País, de 18 a 23 de outubro, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. A instituição vai montar um stand, no Jardim Botânico de Brasília, para mostrar aos participantes a importância dos polinizadores na produção global de alimentos.

A abordagem do stand tem como foco as abelhas, que são os principais insetos polinizadores da maioria das espécies produtoras de alimentos. O coordenador do projeto do CGEE na SNCT, Antonio Carlos Guedes, destaca a importância do tema. “Existem mais de 20 mil tipos de abelhas silvestres e, apesar de que poucas espécies são de interesse econômico direto, a maioria delas tem papel fundamental para a sobrevivência da fauna e da flora, especialmente na produção de alimentos. Todas, no entanto, estão sob algum estágio de extinção”, afirma.

A maioria dos países já está atenta à questão, uma vez que os valores envolvidos nos cultivos que dependem dos polinizadores podem alcançar até US$ 577 bilhões por ano. “O Brasil não pode ficar atrás, especialmente em razão da enorme importância econômica e social que representa o setor da produção de alimentos para o País”, ressalta.

Para expor o tema, o Centro levará para a SNCT um stand com várias atividades que deverão promover a conscientização dos participantes. Durante a programação, será realizada uma dinâmica com as escolas visitantes. As turmas serão incentivadas a pensar sobre o futuro da produção de alimentos e como os polinizadores participam desse processo. Um ilustrador desenhará as ideias dos alunos em painéis. Ao final de cada dia, haverá uma votação para decidir qual foi a melhor representação. Os vencedores serão premiados com medalhas, certificados e smartwatches.

“A ideia é promover a cultura de reflexão estruturada sobre o futuro e o papel da ciência na construção de soluções e divulgar a importância e o risco de extinção dos polinizadores, principalmente as abelhas, para a produção de alimentos”, lembra Guedes.

Além disso, o stand contará com uma exposição de fotos com os diversos tipos de abelhas e sobre o processo de polinização. O público também terá acesso a vídeos sobre o tema e as crianças receberão cartilhas educativas para promover a conscientização sobre a importância dos polinizadores para o homem.

Após a SNCT, o CGEE deverá promover ainda uma audiência pública no Congresso Nacional para debater o tema com os parlamentares. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de pesquisadores e de organizações não governamentais. Na ocasião, será divulgada uma publicação resultado do fórum de especialistas realizado pelo CGEE, em setembro, preparatório para a discussão do assunto na audiência pública. 

Mais informações sobre a participação do CGEE na SNCT 2016 podem ser encontradas neste link: https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas

Serviço

Stand do CGEE na SNCT 2016

Quando: 18 a 23 de outubro
De: 08h às 17h
Local: Jardim Botânico de Brasília


logo cgee