Pular para o conteúdo
A New Theme.

Os Polinizadores

Por que os polinizadores são tão importantes?

 

Existem na natureza espécies de animais, geralmente insetos, que transportam pólen de uma flor para outra flor, da mesma planta ou de plantas diferentes, realizando assim a fertilização dessas flores e, consequentemente, a produção de sementes e frutos.

Essa ação, feita pelos polinizadores (insetos, borboletas, morcegos, aves etc.), é fundamental para a produção de alimentos para homens e animais e ocorre tanto em plantas fornecedoras diretas de produtos alimentares, como em plantas comuns que compõem a flora natural de uma região e que, por alguma razão, aí vegetam, fazendo com que estas espécies não se extingam.

Dentre as plantas cultivadas, a maçã, por exemplo, depende em cerca de 90% do trabalho dos polinizadores para continuar nos fornecendo os seus frutos. Outras espécies variam, para mais ou para menos, quanto a essa dependência mas, mesmo aquelas que têm baixa dependência, quando polinizadas por insetos podem não só aumentar a sua produção, como também a qualidade em termos de açucares, óleos ou fibras dos seus produtos. Pesquisas apontam, por exemplo, um aumento da produção da soja de até 15% quando submetida à presença de polinizadores.

As abelhas, além de nos fornecer o mel, são as principais polinizadoras de espécies produtoras de alimentos. Elas também imprescindíveis para a manutenção e conservação de comunidades de plantas em ecossistemas naturais e importantes na melhoria da produtividade agrícola. No entanto, nas últimas décadas tem sido observada uma acelerada diminuição de espécies polinizadoras, em especial das abelhas, devido a múltiplos fatores. Alguns deles, infelizmente, são provocados pelo homem.

Esse problema é de grande importância para o mundo e para o Brasil, que tem na produção de alimentos um dos seus principais esteios econômicos e de estabilidade social. O País também um dos principais produtores e fornecedores mundiais de alimentos, além de ser uma das poucas nações do globo com grande chance de aumentar esta participação, necessária para atender às necessidades da crescente urbanização e do aumento da população mundial - 9.5 bilhões de habitantes até o ano de 2050.

 

logo cgee