Percepcão Pública
da C&T no
Brasil 2019

Com o intuito de conhecer a visão, o interesse e o grau de informação da população em relação à ciência e tecnologia (C&T) no País, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizaram a quinta rodada da pesquisa sobre "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil". O estudo contou com a parceria do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A pesquisa constitui importante subsídio para a tomada de decisão, formulação e implementação de estratégias e políticas públicas de C&T. Foram entrevistadas 2.200 pessoas acima de 16 anos, de todas as regiões do País.

 

arrow_downward Conheça os resultados da pesquisa

 

Assista ao vídeo

Perfil socioeconômico

Quantidade de entrevistas realizadas por região

Foram ouvidas 2.200 pessoas entre 16 e 75 anos em todas as regiões do país.

 

Percentual de respondentes por sexo e idade

A distribuição entre os sexos é equilibrada, com 48% de homens e 52% de mulheres. Os respondentes possuem um perfil adulto com média de idade de 39 anos. A maior concentração de entrevistados (24%) está na faixa etária de 25 a 34 anos.

Infográfico - Sexo x Idade

E o que os brasileiros pensam sobre ciência e tecnologia?

Nota: Alguns resultados foram arredondados para melhor exibição nos gráficos.

Otimismo sobre efeitos da C&T

Percepção sobre benefícios e malefícios da ciência e tecnologia

A visão positiva que a sociedade brasileira tem sobre a ciência e a tecnologia se mantém. 73% dos entrevistados acham que C&T trazem só benefícios ou mais benefícios que malefícios para a sociedade.

Temas de interesse

Nível de interesse

Embora haja uma queda no interesse declarado nos últimos anos em temas como esportes, artes e cultura, economia e, de forma menos marcada, religião, as prioridades se mantiveram estáveis: os três temas que os brasileiros consideram de maior interesse (entre os oito investigados) se mantém medicina e saúde, meio ambiente, e religião.

Medicina e saúde aparecem com 79%,
seguidos de meio ambiente com 76%.


 

 

Interesse em C&T ao longo dos anos

E 62% estão interessados ou muito interessados em algum assunto relacionado a “Ciência e tecnologia”.

 

 

A maioria das pessoas é capaz de entender o conhecimento científico se ele for bem explicado

Foi mantida a percepção de que o conhecimento científico quando bem explicado é fácil de compreender.

 

 

Imagem do cientista

Como é visto o cientista

A sociedade demonstra que reconhece a C&T como importantes para o desenvolvimento do País e essa percepção positiva se estende aos cientistas. Eles são vistos como "pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade" para 41% da amostra.

A representação dos cientistas na cultura brasileira também foi se mantendo, ao longo dos anos, substancialmente positiva: são vistos principalmente como “pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade”. Uma mudança interessante, porém, aconteceu na escolha das outras opções. Aparentemente, algumas descrições mais estereotipadas sobre cientistas (pessoas excêntricas, pessoas que trabalham muito sem querer ficar ricas) estão em queda, enquanto cresceu significativamente a escolha dos brasileiros para a imagem de cientistas como “pessoas comum com treinamento especial”.

 

 

Fontes confiáveis de informação

Os cientistas não estão em primeiro lugar entre as fontes confiáveis de informação, mas praticamente nunca aparecem entre as fontes NÃO confiáveis. Como resultado, o índice de Confiança (IC) deles continua elevado (0,84), bem acima de atores como militares e religiosos. O IC varia de 1 (total confiança) a -1 (nenhuma confiança).

Fontes de informação mais confiáveis

Fontes de informação menos confiáveis

Visões sobre investimento em C&T

Percepção sobre investimento em pesquisa científica e tecnológica nos próximos anos

É constante, e consistente, o apoio dos brasileiros aos investimentos em C&T: a maioria dos respondentes afirma que o governo deveria aumentar ou manter igual os investimentos em pesquisa. Em 2019, 66% declararam querer aumentos, e 24% manter os investimentos em pesquisa, contra apenas 6% que acreditam que os investimentos devam ser diminuídos.

90% dos entrevistados acreditam que o governo deve aumentar ou manter os investimentos em pesquisa científica e tecnológica nos próximos anos.

 

Apesar desse visão otimista, a pesquisa traz alertas

Situação do Brasil em C&T

Os brasileiros entendem que o fazer científico é a chave para o nosso futuro. Eles respeitam e valorizam a ciência e a tecnologia, esperam maior investimento, mas cabe a sociedade, a comunidade científica e ao governo unir forças para difundir a C&T no País.

Esse é o objetivo da pesquisa: conhecer a visão e os interesses da população para orientar a tomada de decisões em políticas públicas de educação e ciência e tecnologia.

 

Riscos da ciência

A maioria da população reconhece a importância de regulações e controle social sobre C&T. Em especial no que diz respeito aos aspectos éticos e políticos da pesquisa e a preocupação com os problemas ambientais e sociais relacionados ao desenvolvimento desses estudos.

É necessário que os cientistas exponham publicamente os riscos decorrentes dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos

A população deve ser ouvida nas grandes decisões sobre os rumos da ciência e tecnologia

Se uma nova tecnologia oferece benefícios, ela deve ser usada mesmo que suas consequências NÃO sejam bem conhecidas

Cientistas são responsáveis pelo mau uso que outras pessoas fazem de suas descobertas

Preocupação com temas sociais e ambientais

A grande maioria dos brasileiros se declara preocupada com temas de cunho técnico e científico que atravessam questões ambientais, socioambientais, ou de saúde.


 

Noções sobre a ciência

Nessa edição da pesquisa foi mensurado o nível de familiaridade dos entrevistados com fatos ou noções elementares de ciência. Particularmente preocupante foi o desconhecimento dos brasileiros quanto ao uso de antibióticos.

Para funcionar, o GPS depende de satélites?

O centro do planeta Terra é muito quente?

Tsunamis podem ser causados por terremotos?

As marés são criadas pela força gravitacional da lua?

A bioeconomia é a economia baseada em recursos biológicos renováveis?

A água não ferve sempre a 100 graus. Depende da altitude?

A nanotecnologia consiste em manipular unidades de matéria muito pequena,como átomos, por exemplo?

O sol nunca brilha no polo sul?

Os antibióticos servem para matar vírus?


 

Hábitos culturais e consumo sobre C&T

A visitação a locais de C&T diminuiu

Grande parte dos brasileiros não visitam ou participam de atividades em espaços de C&T. Os locais mais visitados foram jardim botânico ou parque ambiental, biblioteca, e feira de ciências, enquanto os menos frequentados foram planetário, olimpíada científica, e museus de ciência e tecnologia.


 

Principais razões para não terem visitado um museu de ciência e tecnologia nos últimos 12 meses

Entre as razões para não ter visitado um museu, a maior parte dos entrevistados, 34%, afirmou que era por não existir um em sua região.

 

A pesquisa mostrou, ainda, que o consumo de informação sobre C&T caiu nos principais meios de comunicação.

Vê programas de TV que tratem de ciência e tecnologia?

Conversa com seus amigos sobre ciência e tecnologia?

Lê sobre ciência e tecnologia na internet ou nas redes sociais?

Lê sobre ciência e tecnologia em revistas?

Lê sobre ciência e tecnologia em livros?

Lê sobre ciência e tecnologia em jornais impressos?

Ouve programas de rádio que tratam de ciência e tecnologia?


 

Informam-se com muita frequência

Uma mudança significativa ocorreu na importância relativa das fontes de informações: ao mesmo tempo em que houve uma estagnação no uso de internet para acessar informação científica, foi registrada uma queda no uso da televisão. Como resultado que, pela primeira vez, internet alcança ou ultrapassa a televisão como meio principal para o acesso à informação sobre C&T. Em 2015, tal superação havia acontecido, mas apenas no caso dos jovens.

 

Contudo, a uma relativa facilidade de acesso às mídias, não correspondem hábitos de busca de informação sobre C&T na mídia. A maioria dos brasileiros diz buscar “nunca” ou “raramente” informação sobre C&T em qualquer mídia, sendo que, para as duas mídias mais usadas, internet e TV, a porcentagem dos que declaram usar “frequentemente” ou “às vezes”, é, respectivamente, 39% e 47.4%. Interessante notar, porém, que 1 brasileiro em 4 diz conversar com sobre temas de C&T com amigos , às vezes ou frequentemente.

Meios, na internet, mais utilizados para obter informações sobre C&T

Na internet, a busca ou o acesso a informações sobre C&T por parte dos brasileiros é dominado por 3 meios: sites de busca e as plataformas Facebook e Youtube.

Conhecimento sobre a ciência brasileira

Também, poucos entrevistados souberam citar o nome de um cientista ou instituição de ciências; 90% dos brasileiros não se lembram ou não sabem apontar um cientista do país; e 88% não se lembram ou não sabem indicar instituição do setor. Nem mesmo as universidades foram muito citadas, mesmo sendo os principais centros de produção de conhecimento científico.

Conhecimento do nome de algum cientista brasileiro importante

Conhecimento do nome de alguma instituição que faz pesquisa no País

 

Essas duas variáveis mostram a grande dificuldade que os cidadãos têm em lembrar algo sobre nosso sistema de CTI e estão diretamente associado aos indicadores de acesso e apropriação do conhecimento científico por parte dos brasileiros. O porcentual de pessoas que consegue lembrar o nome de alguma instituição de pesquisa científica ou de algum cientista do país, é muito baixo, e entre as menores da América Latina.

Os resultados indicam o quanto é importante investir em divulgação da ciência e tecnologia.

Por exemplo, 71% acham que participar de feiras e olimpíadas desperta o interesse em ser cientista, desse total 39% concorda totalmente e 32% concorda em partes.

 

 

Opinião sobre tópicos da ciência (% concordam)

E para 86% das pessoas, a pesquisa científica é essencial para o desenvolvimento da indústria; o mesmo percentual entende que, graças à C&T o brasileiro terá mais oportunidades e uma vida mais confortável.

A pesquisa científica é essencial para o desenvolvimento da indústria

A maioria das pessoas é capaz de entender o conhecimento científico se ele for bem explicado

Os governantes devem seguir as orientações dos cientistas

Por causa do conhecimento, os cientistas têm poderes que os tornam perigosos

Os cientistas devem ter ampla liberdade para fazer as pesquisas que quiserem

A ciência e a tecnologia vão ajudar a eliminar a pobreza e a fome do mundo

A ciência e tecnologia são responsáveis por parte dos problemas ambientais atuais

O desenvolvimento científico e tecnológico levará a uma diminuição das desigualdades sociais do país

Importância da ciência (% concordam)

Graças à ciência e à tecnologia teremos MAIS oportunidades

A ciência e a tecnologia estão tornando nossas vidas mais confortáveis

 

No dia a dia, NÃO é importante para mim conhecer a ciência e a tecnologia