Voltar

Percepção pública em CTI

Criar UFRJ

Percepção pública em CTI

2014

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está realizando uma pesquisa sobre o tema "Percepção Pública de CT&I no Brasil 2014". O trabalho é uma demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo é fazer um levantamento do interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimento que os brasileiros têm da ciência, tecnologia e inovação, tendo como público-alvo a população brasileira adulta, homens e mulheres, e jovens com idade igual ou superior a 16 anos, seguindo a mesma linha de pesquisa aplicada em edições anteriores.

O MCTI realizou pesquisas sobre o tema nos anos de 2006 e 2010, por meio do Departamento de Popularização e Difusão da C&T (DEPDI) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). A iniciativa contou com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A ideia é estabelecer graus de comparação entre os resultados obtidos anteriormente, com os da pesquisa em 2014, para servir de suporte nos debates sobre os planos nacionais de C&T. Outro objetivo central deste projeto é compreender o papel das mídias na formação da opinião sobre CT&I e identificar possíveis eixos para a formulação de políticas públicas, em especial na área de educação científica e da popularização de CT&I.

O CGEE irá fornecer estudos técnicos de alto nível, coordenar a logística da metodologia da pesquisa, com ênfase na formulação de enquete nacional estratificada quanto aos quesitos de sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia. A partir do estudo, o CGEE irá elaborar uma publicação contendo as análises substanciais com os objetivos centrais da pesquisa.


Clique aqui para ver a matéria original