Voltar

Pesquisa destaca interesse do brasileiro por ciência e tecnologia

Ipae

Pesquisa destaca interesse do brasileiro por ciência e tecnologia

14/07/2015

Mais da metade da população tem interesse por ciência e tecnologia e apoia o financiamento do setor. Foi o que apontou o estudo da série Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizado pelo Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (13) pelo ministro Aldo Rebelo, na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano acontece em São Carlos (SP).

O percentual de entrevistados que demonstram interesse pela ciência e tecnologia é de 61%, índice comparável às médias dos países que realizaram pesquisa semelhante.  Na União Europeia, por exemplo, 53% afirmaram ter interesse por assuntos de C&T. Também segundo o estado, 78% dos entrevistados apoiam ainda que 78% apoiam a ideia de que devem ser feitos maiores investimento públicos em CT&T.

No Brasil, o tema é o quinto que mais atrai a atenção da população – está atrás de Medicina e Saúde (78%), Meio Ambiente (78%), Religião (75%) e Economia (68%). O interesse por C&T é maior que em Arte e Cultura (57%), Esportes (56%), Moda (34%) e Política (27%).

A pesquisa teve como base um questionário com 105 perguntas, fechadas e abertas. Foram realizadas 1.962 entrevistas nas cinco regiões do País, no período de 22 de dezembro do ano passado a 16 de março de 2015. Esse é o terceiro estudo coordenado pelo MCTI e quarto em âmbito nacional. Em 1987, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) realizaram a primeira enquete nacional. As fundações de amparo à pesquisa dos Estados de São Paulo (Fapesp) e Minas Gerais (Fapemig) já financiaram estudos locais sobre a percepção pública de ciência e tecnologia.

Apesar do elevado interesse declarado dos brasileiros sobre assuntos de C&T, a pesquisa revela que eles continuam tendo baixo acesso a informações científicas e tecnológicas. A maioria declara que nunca ou quase nunca se informa sobre C&T. A televisão é o meio de comunicação usado por 21% dos entrevistados para adquirir conhecimento sobre as pesquisas. A internet já se aproxima desse patamar, com 18%.

O interesse dos brasileiros pela C&T se reflete na confiança dos pesquisadores como fontes confiáveis de informações. O estudo mediu o índice de confiança de dez profissões. Assim como em 2006 e 2010, a confiança nos cientistas foi a mais alta (0,89), ficando à frente do índice dos jornalistas (0,74) e médicos (0,7).


Clique aqui para ver a matéria original