Interesse em C&T ao longo dos anos

A pesquisa mapeou a questão do acesso à informação e à divulgação científica. Em um comparativo com as edições passadas, é possível perceber que, apesar de um cenário otimista, houve uma queda no interesse quando comparado ao ano de 2015.

 

 

Nível de interesse

Em 2019, constatou-se que 62% da amostra está interessada ou muito interessada em algum assunto relacionado à ciência e tecnologia. Medicina e Saúde, por exemplo, demonstram o percentual de 79% de interesse, enquanto Meio Ambiente 76%.

 


 

Visitação a lugares de C&T nos últimos 12 meses

A pesquisa apresentou uma visão positiva e trouxe também alertas. O acesso à informação é limitado, e a falta dela é grande. Além disso, a visitação a locais de C&T diminuiu. Grande parte dos brasileiros não visitam ou participam de atividades em locais de ciência e tecnologia. Confira no gráfico.

 


 

Principais razões para não terem visitado um museu de ciência e tecnologia nos últimos 12 meses

Os locais mais visitados foram jardim zoológico, jardim botânico ou parque ambiental, biblioteca e feira de ciências, enquanto os menos frequentados foram planetário, olimpíada científica e museus de ciência e tecnologia.

 

 

Conhecimento de cientistas e instituições brasileiras

Nos principais meios de comunicação, o consumo de informação sobre C&T caiu. Não por acaso, poucos entrevistados souberam citar o nome de um cientista ou instituição de ciências. Os resultados apontam que 90% dos brasileiros não se lembram ou não sabem apontar um cientista do país; e 88% não se lembram ou não sabem indicar uma instituição do setor. Até mesmo as universidades foram pouco citadas.

Conhecimento do nome de algum cientista brasileiro importante

Conhecimento do nome de alguma instituição que faz pesquisa no país