O que é?

Conhecer e entender como a sociedade pensa e consome temas relacionados à C&T tornou-se fator de grande importância não apenas para pesquisadores. Cada vez mais, a ciência e a tecnologia fazem parte de importantes debates políticos e sociais, como mecanismos que auxiliam e aceleram o desenvolvimento sustentável do Brasil. A pesquisa surgiu da necessidade de mapear a percepção pública e levantar dados atualizados a respeito do interesse, do grau de informação, de atitudes e conhecimento relacionados à C&T no Brasil.

Com base nos resultados obtidos, é possível aprimorar ações de popularização científica e de educação em ciências, assim como contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas para essa temática. Na edição de 2019, busca-se, além da manutenção de dados que permitam a comparação com pesquisas anteriores, nacionais e internacionais, agregar inovações nas formas de abordagem. O intuito é acompanhar o comportamento por meio dos dados ao longo do tempo.

O Método

Pesquisa nacional de 2019

A pesquisa buscou traçar um perfil socioeconômico e comportamental dos entrevistados e coletar suas percepções, conhecimentos e consumo de temas relacionados à C&T. Foi aplicado um questionário com 44 questões gerais, desdobradas em outras mais específicas, com amostra probabilística por conglomerado (cluster) regionalizada. Para a realização do cálculo amostral foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. As entrevistas foram realizadas entre os dias 16 e 26 de março de 2019 com 2.200 pessoas com idade superior a 16 anos, divididas por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia em todas as regiões do País. 

Para a realização da pesquisa no campo, foi necessária uma equipe composta por 90 entrevistadores, 11 verificadores e 15 supervisores - todos os profissionais com habilidades e experiências correlatas ao objeto da pesquisa, a partir de formações multidisciplinares, como ciências sociais, administração e demografia.

Um pouco de história

Breve histórico das pesquisas de percepção pública da C&T

Pesquisas sobre a percepção pública acerca da ciência e tecnologia têm se tornado uma prática relevante em todo o mundo. Os Estados Unidos promoveram a primeira pesquisa sobre percepção pública em ciência e tecnologia em 1957, o que se repetiu ao longo dos anos seguintes. Na Europa, pela sondagem conhecida como Eurobarômetro, foram realizadas pesquisas de opinião similares em 1977, que também tiveram continuidade nos anos subsequentes. A iniciativa cresceu e, nas décadas seguintes, espalhou-se por diversos países, como Índia, China e Japão. 

Em meados de 1990, algumas nações da América Latina promoveram pesquisas nacionais de percepção pública da C&T. Entre elas estão: Colômbia (1994, 2004, 2012), México (1999, 2003, 2009, 2011), Panamá (2001, 2009), Argentina (2003, 2006, 2012), Chile (2007), Venezuela (2007), Uruguai (2008) e Costa Rica (2012).

Seguindo a agenda internacional, o Brasil realizou sua primeira pesquisa em 1987 e só deu continuidade em 2006 e 2010. Em 2015, o estudo aconteceu sob a coordenação do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Além disso, já foram realizadas também pesquisas de percepção pública da C&T em âmbito estadual no Estado de São Paulo, patrocinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e, em Minas Gerais, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

No site, é possível acompanhar a evolução histórica da percepção pública sobre C&T no Brasil. Veja em edições anteriores.

Equipe

Equipe de Coordenação (CGEE)

Marcio Miranda
Presidente do CGEE

Joaquim Machado
Supervisor do estudo

Regina Silverio
Supervisora do estudo

Adriana Badaró
Coordenadora do estudo

Alberto Akira
TI Desenvolvimento

Bianca Torreão
Jornalista

Genilda Mota
Assistente administrativo

Ivone Oliveira
Assessora técnica

João Vitor Martins
Estagiário

Marcelo Paiva
Assessor técnico

Matheus Pimenta
Estagiário

Nelson Pinheiro
Estatístico

Rayany Santos
Estatística

Roberto Lazarte
Estatístico

Equipe de Coordenação (MCTIC)

Ivo Leite Filho
Coordenador Geral de Popularização da Ciência

Tatiana de Pino Albuquerque Maranhão
Coordenadora de Projetos e Espaços de Divulgação Científica

Eliezo Alves de Souza
Agente Administrativo

Gerson de Jesus Martins
Assistente em C&T

Junia Quiroga
Analista em C&T

Leda Cardoso Sampson Pinto
Analista em C&T

Zelly Teles de Carvalho
Assistente em C&T

Consultores

Luisa Massarani
Fiocruz/INCT de Comunicação da Ciência

Yurij Castelfranchi
InCiTe/UFMG

Vanessa Fagundes
FAPEMIG

Diogo Moraes
Projeto Gráfico/Webdesign

Herkenhoff & Prates - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento
Execução das entrevistas

Colaboradores

Ildeu de Castro Moreira
SBPC/UFRJ

Douglas Falcão
MAST

Carmelo Polino
Universidade de Oviedo/RICYT

Pedro Herculano
IPEA

Emilio Suyama
UFMG