Esta página visa fornecer dados sobre a formação e o emprego formal de Mestres e Doutores titulados no Brasil.

Aqui você encontrará uma ferramenta de busca com as informações dispostas em 3 painéis: 

 

Salvar

 

Aqui também estão disponíveis para consulta e download os livros Doutores 2010, Mestres 2012, Mestres e Doutores 2015 e seus respectivos anexos estatísticos em formato xls.

SalvarSalvarSalvarSalvar

Mestres e Doutores no censo demográfico 2010


Aqui são apresentadas algumas estatísticas sobre mestres e doutores, segundo a amostra do Censo Demográfico 2010 (IBGE). O capítulo 4 do livro Mestres 2012 (CGEE, 2012), “Mestres e doutores e os brasileiros de todos os níveis educacionais: revelações do Censo Demográfico 2010”, traz informações detalhadas sobre o tema

Origem dos dados utilizados
Os dados apresentados resultam do cruzamento entre duas bases de dados.
A primeira é uma base de dados sobre titulados em programas de doutorado no Brasil construída a partir do Coleta Capes, que é um sistema de informações sobre os programas de pós-graduação brasileiros. Esse sistema, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), é alimentado de forma sistemática e regular pelos programas de pós-graduação e serve de base para a avaliação a que esses são submetidos periodicamente.
A segunda base, com a qual foi cruzada a base de titulados, é constituída por dados coletados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A RAIS é montada a partir de um questionário que empregadores brasileiros, públicos ou privados, submetem anualmente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com informações individualizadas sobre seus empregados. Além de monitorar o mercado de trabalho, essas informações são utilizadas para concessão de benefícios sociais.

Condições de uso
Os dados disponibilizados nesta página são de uso público. É permitida sua reprodução e utilização de tabelas, gráficos e textos, desde que o CGEE seja citado  como responsável pela elaboração  e incluído nas referências bibliográficas. Deve-se referenciar a origem dos dados, Coleta Capes e a RAIS.