Serviço de Informações de RH para CT&I: o que é?

O portal de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI) faz parte de uma atividade permanente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social dedicada a realizar estudos e avaliações nas áreas de CT&I e Educação.

Neste ambiente, você acessa um vasto conjunto de dados, informações e análises sobre a formação acadêmica e profissional da base técnico-científica nacional, assim como a vinculação desta com o mercado de trabalho.

Mestres e Doutores

Os M&D representam uma parcela muito pequena da força de trabalho total, mas eles são essenciais para a capacidade de qualquer país absorver, transformar, produzir conhecimentos e gerar inovações. Eles também são essenciais para a formação ou qualificação de outros recursos humanos. Por tudo isso, eles são vitais para o aumento da produtividade e da competitividade da economia brasileira, assim como para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos.

O CGEE tem se dedicado a publicar uma série de estudos sobre os M&D, que trazem dados e análises detalhadas sobre a formação e o emprego dos M&D no Brasil e contribuem para o planejamento e condução de políticas públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Aqui você pode acessar todas as publicações e navegar no último estudo Brasil: Mestres e Doutores 2019.

 

Painéis

Aqui você pode acessar os dados de Formação e emprego, como também os dados sobre os M&D a partir do Censo Demográfico 2010 (IBGE).

 

 

Educação Superior - Graduação

A linha de estudos Recursos Humanos para CT&I também abrange a formação de nível superior e o emprego formal. O objetivo é gerar informações qualificadas direcionadas a diferentes segmentos do SNCT&I e Educação e da sociedade, de forma a melhor instruir as discussões, a tomada de decisão e as políticas públicas que buscam o desenvolvimento socioeconômico nacional.

O estudo Brasil: Formação de nível superior e emprego formal possui como objetivos principais analisar o perfil dos egressos diplomados pelo ensino superior brasileiro, bem os padrões que relacionam a formação e a inserção ocupacional no mercado de trabalho formal, a remuneração, a dimensão territorial dentre outras.

 

 

 

Painel

Aqui você pode acessar os dados do Censo da Educação Superior, em especial aqueles relacionados aos locais de oferta de cursos presenciais e a distância.

 

 

Serviço personalizado

O QUE OFERECEMOS

Informações sobre os recursos humanos para CT&I, em especial sobre a formação e o emprego de mestres e doutores, subsídios úteis para avaliação e formulação de programas estratégicos e políticas públicas nesta área.

QUEM PODE DEMANDAR

Instituições públicas e privadas interessadas no tema e que queiram ampliar seus conhecimentos sobre a dinâmica de formação de recursos humanos para CT&I no País, em especial aquelas que atuam em atividades intensivas em conhecimento.

ANÁLISES PERSONALIZADAS

Podem ser atendidas demandas específicas dos usuários, tais como: análises relacionadas com áreas do conhecimento, setores da economia, regiões, unidades federativas e dados institucionais.

Para saber mais, entre em contato com o CGEE por meio dos números
(61) 3424-9651 e (61) 3424-9534.

rhcti@cgee.org.br

Estudos

Você também acessa no portal RHCTI, sem custos para o usuários, um conjunto de estudos - publicações e relatórios - voltados ao tema formação e emprego de recursos humanos para a ciência, tecnologia e inovação. Entre eles, está disponível a série histórica “Mestres e Doutores”, além de outros documentos que abordam a questão da base técnico-científica nacional.

Ver publicações Ver relatórios

Parceiros

Principais instituições provedoras de dados e informações para este portal

 

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações