Notícias

Voltar

CGEE participa de evento promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná

Inovação

CGEE participa de evento promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, na quinta-feira (23), do evento “Tecpar de Olho no Futuro”, promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Representantes dos projetos Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) e Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI) participaram de palestras com o tema “Estratégias de análise de tendências: cenários econômicos prospectivos e análises de contextos científicos para o futuro”.

O projeto Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI) realiza uma série de estudos sobre a formação de pessoal, área considerada estratégica para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A líder da iniciativa, Sofia Daher, apresentou a experiência do projeto envolvendo a elaboração de cenários prospectivos, , focando na metodologia desenvolvida conjuntamente com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Daher explicou que o objetivo do estudo é contribuir para o planejamento da oferta de vagas para formação de recursos humanos nas próximas décadas, levando em conta a dinâmica setorial e regional para a estimação de novas vagas de emprego em diversas ocupações de nível superior.

O assessor técnico do CGEE e colaborador do projeto OCTI, Marcelo Paiva, apresentou um panorama da produção científica de autores vinculados a instituições brasileiras entre 2015 e 2020, relacionando com o desenvolvimento de análises de forças temáticas no campo da saúde. Paiva discutiu os principais resultados dos estudos realizados pelo observatório durante o ano passado, apresentando as caracterizações da produção brasileira em áreas como atenção primária à saúde, parasitologia, neurologia e neurociência, microbiologia e imunologia.

A palestra teve como base o Boletim OCTI - Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020, lançado pelo CGEE em maio deste ano. A publicação destaca o mapeamento temático da pesquisa brasileira nos últimos cinco anos e um levantamento a respeito da produção científica mundial sobre a Covid-19. Em paralelo a esse trabalho, o OCTI também tem se debruçado sobre o desafio de promover um olhar regional no planejamento de ações direcionadas à CT&I.