Notícias

Voltar

Estudo do CGEE sobre Política de Inovação é apresentado no BID

Inovação

Estudo do CGEE sobre Política de Inovação é apresentado no BID

O estudo “The Brazilian Innovation System: a mission-oriented policy proposal” foi divulgado, na semana passada, em reunião na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília (DF). Representantes da organização em Washington, nos EUA, participaram do evento por videoconferência. O documento foi apresentado pelo economista Caetano Pena, coautor do estudo.

A iniciativa propõe a adoção de políticas “mission-oriented”, ou seja, orientadas por missões. Esse conceito é abordado no relatório como políticas públicas sistêmicas que se baseiam em conhecimento de fronteira para atingir metas específicas de longo prazo que respondam aos desafios sociais.

O estudo destaca que diversos países ao redor do mundo têm optado por um crescimento inteligente, guiado pela inovação e que atenda as demandas sociais. “O principal desafio é pensar de forma articulada, com diferentes setores, para cumprir essas missões”, afirmou.

De acordo com Pena, no contexto nacional isso significa desenvolver, implantar e monitorar uma política de inovação estratégica baseada nos pontos fortes do  sistema de inovação brasileiro para superar as fragilidades do país e enfrentar os seus desafios, aproveitando as oportunidades oferecidas por uma nação vasta e rica.

Ele lembrou que o Brasil possui um sistema de inovação desenvolvido, com instituições-chave em todos os seus subsistemas: o de educação e pesquisa; o de produção e inovação, o de financiamentos público e privado; e o de políticas e regulação. Para o autor, isso facilita a adoção dessas políticas no país.

Durante a apresentação, Pena ressaltou ainda que o Brasil conta com algumas iniciativas que foram definidas no estudo como políticas orientadas por missões. Entre elas, o Programa Inova Empresa. Para o autor, é necessário ampliar essas iniciativas e realizar diagnósticos e prognósticos detalhados para desafios em áreas potenciais, como infraestrutura urbana. 

O documento pode ser acessado neste link. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.