Pular para o conteúdo

O Estudo

O Estudo “O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões” (The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal) oferece subsídios para desenvolver e monitorar uma política de inovação estratégica, baseada nos pontos fortes do Sistema Nacional de Inovação para superar as fragilidades do país.

O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com os economistas Mariana Mazzucato e Caetano Penna, por meio da Universidade de Sussex (UK), para subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2020) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Objetivos

O estudo apresenta a avaliação de várias iniciativas do governo brasileiro de apoio à inovação nos últimos anos e sugere iniciativas políticas que permitam ao Sistema Nacional de Inovação (SNI) tornar-se mais orientado por missões, por meio de políticas intencionais promovidas pelo Estado, em parceria direta com o setor privado.

O relatório propõe um processo pelo qual o Brasil possa identificar seus desafios a partir de suas bases. E, como resultado, apresenta recomendações para uma agenda alternativa as atuais políticas vigentes no Brasil.

 

Abordagem metodológica

O estudo foi realizado a partir da análise de experiências de política de inovação internacionais, focado na avaliação de documentos de políticas e na revisão de literatura acadêmica especializada, complementada por entrevistas realizadas com 35 representantes do setor público, instituições privadas e instituições para-governamentais do Brasil.

 

Equipe CGEE

Supervisor: Mariano Laplane

Consultores: Mariana Mazzucato e Caetano Penna

Colaboradores: Pedro Ninô de Carvalho (EPE e Coppe/UFRJ); Daniel Negreiros Conceição (IPPUR/UFRJ); Marcelo de Matos; e Julia Paranhos (IE/UFRJ)