Com vistas à obtenção do certificado ISO 9001, de abrangência internacional para sistemas de gestão da qualidade, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) iniciou, em 2014, um longo percurso para a certificação do Processo de Aquisição de Software & Serviços Correlatos, obtida em 2016.

Essa qualificação garante que o Centro possui um sistema de gerenciamento em conformidade com os requisitos aplicáveis e cobertos pela norma de gestão. O referido certificado proporciona, também, a confiança de que a organização tem habilidade para fornecer, de forma consistente, produtos e/ou serviços que atendem aos requisitos das partes interessadas e às obrigações legais.

Em 2017, o Centro decidiu ampliar o escopo da sua Política da Qualidade, incluindo as suas atividades finalísticas, por meio da certificação do seu Ciclo de Vida de Projetos e Serviços. Isso abrange todas as áreas e projetos do CGEE. Como parte dessa iniciativa, está programada a auditoria pelo organismo certificador, a ser realizada em novembro de 2018. O Centro espera, com isso, consolidar sua imagem como uma organização ímpar na contribuição ao SNCTI.

Dessa forma, o CGEE estabeleceu a sua Política da Qualidade, direcionada para as diretrizes estratégicas, incluindo atendimento aos requisitos e melhoria contínua, conforme apresentada abaixo:

Política da Qualidade

(Ciclo de Vida de Projetos/ Serviços e Aquisição de Software & Serviços Correlatos)

Realizar a gestão dos projetos de estudos, análises e avaliações e de serviços de inteligência, bem como da aquisição de software e serviços correlatos, garantindo a padronização, o cumprimento do planejamento, o atendimento de prazos requeridos, a conformidade de especificação de aquisições e a satisfação do cliente, buscando a melhoria contínua dos processos.

Objetivos da Política da Qualidade:

  1. Melhorar o atendimento aos clientes;
  2. Garantir o cumprimento de prazo por parte dos provedores externos para aquisições de software;
  3. Promover a melhoria contínua dos processos;
  4. Garantir o cumprimento de prazo de execução dos projetos e serviços;
  5. Garantir a conformidade de padrões de gerenciamento de projetos e serviços;
  6. Garantir a conformidade dos requisitos de aquisição do software adquirido.
 

A obtenção da certificação ISO 9001 para o Processo de Aquisição de Software e Serviços Correlatos estabelece as bases para a gestão da qualidade no CGEE, experiência determinante de uma expansão, ainda neste ano, para os demais processos finalísticos da Casa, abrangendo o Ciclo de Vida de Projetos e Serviços.

O Centro espera, com isso, consolidar sua imagem como uma organização ímpar na contribuição ao SNCTI.