Voltar

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

Ícone do projeto

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

A Iniciativa

A iniciativa Grande Impulso Energia ou Energy Big Push (EBP) Brasil nasceu a partir da convergência de motivações e de esforços sinérgicos nas atividades de seus parceiros que permeiam os temas da inovação, do desenvolvimento sustentável, da transição energética e da cooperação internacional. Ela é conduzida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O nome da iniciativa está relacionado à abordagem que a Cepal desenvolveu para apoiar os países da região na construção de estilos de desenvolvimento mais sustentáveis, chamada "Big Push para Sustentabilidade”. O foco no tema energia foi dado: 1. pela necessidade do governo brasileiro dispor de de subsídios e informação estratégica para acelerar a transição energética sustentável e de baixo carbono no país; e 2. para apoiar a participação brasileira em iniciativas internacionais tais como a Mission Innovation (MI), sendo o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a EPE os representantes brasileiros na MI.

A demanda do governo brasileiro por soluções capazes de apoiar a pesquisa e inovação em energias limpas coincide plenamente com a abordagem da Cepal para a sustentabilidade com foco no setor energético, ampliando e consolidando a convergência dessa colaboração multi-institucional, que conta ainda com o suporte da Agência Internacional de Energia, ou International Energy Agency (IEA), no âmbito do seu programa Clean Energy Transition

Objetivo

A iniciativa EBP Brasil tem como objetivo principal apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em energias limpas, com ênfase em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

Parceria

A EBP Brasil conta ainda com a colaboração de partes interessadas brasileiras de especial relevo para inovação e para energia, tais que: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Instituto de Pesquisa de Econômica Aplicada (Ipea). Os parceiros do projeto atuam de forma estratégica distribuídos em grupos de trabalho referentes a temas de seu interesse. A colaboração de cada parceiro se dá de forma voluntária, valorizando as diferentes experiências de cada participante, fortalecendo a inteligência coletiva do grupo e agregando mais valor aos resultados obtidos.

Primeira Fase - 2019/20

A primeira fase da EBP Brasil contou com a realização de um projeto estruturado em quatro eixos de atuação:

Eixo 1 - Propor estrutura e metodologia para uma ferramenta de coleta e gerenciamento de dados de investimentos públicos e privados em pesquisa, desenvolvimento e demonstração (PD&D) em energia;

Eixo 2 - Mapear variáveis ​​e parâmetros técnicos, econômicos, sociais e ambientais para avaliação de desempenho de soluções energéticas sustentáveis;

Eixo 3 - Indicar linhas estratégicas e instrumentos prioritários para acelerar a transição energética sustentável brasileira, com foco em inovação;

Eixo 4 - Elaborar e executar uma estratégia para comunicar de forma inovadora e eficaz os resultados do projeto para os tomadores de decisão.

Como resultado desta fase foram desenvolvidos quatro relatórios técnicos (em português e inglês) que podem ser acessados nos links abaixo.

A primeira fase contou com a consultoria técnica de:

André Furtado (UNICAMP)

Carolina Grottera (UFRJ)

Edilaine Camilo (UNICAMP)

Silvia Carvalho (Unesp)

Tatyane Bermudez (UNICAMP)

Amanda Vinhoza (UFRJ)

Victo Neto (UNICAMP)

Carolina Ramalhete (KAIRÓS)

Ludmila Viegas (KAIRÓS)

Segunda Fase - 2020/21

Desde o final de 2020, o CGEE vem trabalhando, em conjunto com a EPE, no projeto Energy Innovation Platform (EIP), que conta com o apoio do Brazil Energy Programme (BEP) do Fundo de Prosperidade do Reino Unido. O EIP visa complementar o EBP por intermédio do desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e visualização de dados de investimentos em PD&D em energia, e da definição de uma cesta de indicadores capazes de avaliar os esforços de inovação no setor energético brasileiro.

O objetivo do EIP é fornecer evidências sobre lacunas e oportunidades em inovação para uma transição energética sustentável no Brasil. Para tanto, a base de dados do EBP vem sendo reestruturada e ampliada, ao passo que a plataforma é desenvolvida. Os dados fornecerão valiosos insumos para gestores públicos, investidores e pesquisadores, auxiliando na formulação de políticas públicas, novos investimentos e pesquisas no âmbito da energia.

 

Gostaria de colaborar e participar desta iniciativa?

Entre em contato através do nosso e-mail: energybigpush@cgee.org.br

 

Equipe CGEE

Supervisor

Regina Silverio

Coordenador

Marcelo Poppe

Equipe técnica e administrativa

Bárbara Bressan Rocha

Carolina Rodrigues

Emilly Silva

Jackson Maia

João Arbache

Lucas Motta

Marcelo Paiva

Mayra Juruá

Raiza Fraga

Verena Barros

Equipe de tecnologia da informação e estatística

Alberto Akira

Carlos Duarte

Carlson Oliveira

Evandro Soares

Rayany Santos

Rogerio Castro

Wagner Soares  

Equipe de comunicação

Jean Campos

Bianca Torreão

Cleyton Santos

Eduardo Oliveira

Elaine Michon

Webinar Energy Big Push

Eventos Realizados ou Apoiados Pelo EBP Brasil

 


Webinar CGEE-CEPAL-EPE-IEA:
Big Push Energético:
Impulsionando a Inovação em
Energias Limpas no Brasil

Data: 23 de Outubro 2020
Local: Plataforma online - ZoomPortuguese Version Mais destalhes 

 


COP25 Side-Event
EUROCLIMA+-CEPAL-CGEE:
Energy Big Push:
Accelerating Clean Energy
Innovation in Brazil

Data: 11 de Dezembro 2019
Local: Pavillion Euroclima+,
COP 25 - Madrid, Espanha

Acesse o Evento

Mais Detalhes

 


Conferência IEA-EPE:
Energy Transitions
Latin America

Data: 26-28 de Novembro 2019
Local: Rio de Janeiro, Brasil

 


Workshop CGEE Energy
 Big Push

Data: 30-31 Outubro 2019
Local: CGEE - Brasília, Brasil

Acesse o Evento