Voltar

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

Ícone do projeto

Grande Impulso Energia (Energy Big Push)

Apresentação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) estão colaborando com o projeto Grande Impulso Energia ou Energy Big Push (EBP), relacionado à abordagem que a Cepal vem desenvolvendo, denominada Grande Impulso para a Sustentabilidade ou Big Push for Sustainability. Essa abordagem é fundamentada na construção de uma economia de alto valor agregado e baixo impacto ambiental, baseada em tecnologias modernas, flexíveis e inteligentes, como economia circular, bioeconomia, eficiência energética e energia renovável.

Ao mesmo tempo, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) - que lideram a participação do Brasil na Missão Inovação ou Mission Innovation (MI), iniciativa internacional cujo objetivo é acelerar a inovação em energia limpa e torná-la amplamente acessível - identificaram a necessidade de melhorar a consistência e a transparência na coleta de dados e no monitoramento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tecnologias energéticas no País, visando promover investimentos na área. Diante desse cenário, o CGEE foi convidado como parceiro estratégico na execução de um projeto que pudesse trazer propostas para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em energias sustentáveis no Brasil.

A demanda do governo brasileiro por soluções capazes de apoiar a pesquisa e inovação em energias limpas coincide plenamente com a abordagem da Cepal para a sustentabilidade com foco no setor energético, ampliando e consolidando a convergência dessa colaboração multi-institucional, que conta ainda com o suporte da Agência Internacional de Energia, ou International Energy Agency (IEA), no âmbito do seu programa Clean Energy Transition. Outras partes interessadas estão sendo mobilizadas e têm se agregado ao projeto.

Objetivo

O projeto Grande Impulso Energia ou Energy Big Push (EBP) tem como objetivo principal apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em energias sustentáveis, com ênfase em inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

O projeto possui quatro eixos de atuação. Cada eixo corresponde a um objetivo específico, conforme indicado a seguir:

Eixo 1 - Propor estrutura e metodologia para uma ferramenta de coleta e gerenciamento de dados de investimentos públicos e privados em pesquisa, desenvolvimento e demonstração em energia sustentável (PD&D);

Eixo 2 - Mapear variáveis ​​e parâmetros técnicos, econômicos, sociais e ambientais para avaliação de desempenho de soluções energéticas sustentáveis ​​(SES);

Eixo 3 - Indicar linhas estratégicas e instrumentos prioritários para acelerar a transição energética sustentável brasileira, com foco em inovação;

Eixo 4 - Elaborar e executar uma estratégia para comunicar de forma inovadora e eficaz os resultados do projeto para os tomadores de decisão.

Os produtos desenvolvidos devem oferecer elementos e conhecimentos essenciais para a construção e implementação de uma ferramenta para a gestão de dados de investimentos em PD&I em energias sustentáveis, hospedada pelo CGEE e aberta aos usuários, visando fornecer informações relevantes para a construção de políticas e a tomada de decisão dentro do Sistema Nacional de Inovação em energia.

Parceiros

O projeto Grande Impulso Energia está sendo implementando pelo CGEE, em consonância com o programa Big Push Brazil da Cepal, e conta com a contribuição de partes interessadas de especial relevo: EPE, MRE, Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agênica Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto de Pesquisa de Econômica Aplicada (Ipea) e International Energy Agency (IEA, na sigla em inglês).

Os parceiros do projeto atuam de forma estratégica distribuídos nos quatro grupos de trabalho referentes a cada um dos eixos do projeto. A colaboração de cada parceiro se dá de forma voluntária, valorizando as diferentes experiências de cada participante, fortalecendo a inteligência coletiva do grupo e agregando mais valor aos resultados obtidos no projeto.

 

Contato: energybigpush@cgee.org.br

 

Equipe CGEE

Supervisor

Regina Silverio

Coordenador

Marcelo Poppe

Equipe técnica e administrativa

Bárbara Bressan Rocha

Bianca Torreão

Carlson Oliveira

Carolina Rodrigues

Cristiano Cagnin

Emilly Silva

Jackson Maia

Marcelo Paiva

Mayra Juruá

Raiza Fraga

Verena Barros

Consultores técnicos

André Furtado

Carolina Grottera

Edilaine Camilo

Silvia Carvalho

Tatyane Bermudez

Lista completa de equipes envolvidas e grupos de trabalho > “link para documento EBP – HR - ANNEXX II

 

30 e 31 outubro 2019

Brasília-DF
 

Programação  |  Agenda  |

Contatos:
Escritório da CEPAL em Brasilia
cepal.brasilia@cepal.org
(61) 3321-3232