Doutores 2010

Brasil: Mestres e Doutores 2019

Publicação CGEE | 2020

A maturidade da pós-gradução brasileira e a integração dos profissionais, que ela forma, em todas as atividades econômicas e regiões do País ficam mais uma vez evidenciadas neste estudo, que atualiza e aprofunda uma linha de pesquisa iniciada pelo CGEE há 10 anos.

Apesar de o total de mestres e de doutores representarem uma parcela muito pequena da força de trabalho total, eles são essenciais para a capacidade de qualquer país absorver, transformar e produzir conhecimentos, assim como gerar inovações. Além disso, eles são essenciais para a formação ou qualificação de outros recursos humanos. Por tudo isso, eles são vitais para o aumento da produtividade e da competividade da economia brasileira, assim como para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos em áreas como a da saúde.

A pós-graduação brasileira já atingiu uma escala e um padrão de qualidade que a distingue entre as nações emergentes, o que a fez reconhecida como um dos pontos fortes do nosso frágil Sistema Nacional de Inovação¹.

Este estudo sistematiza informações estatísticas sobre mestres e doutores que obtiveram seus títulos no Brasil entre Apresentação 1996 e 2017. Também são apresentadas informações sobre as características do emprego formal no período 2009-2017 dos mestres e doutores titulados naquele período.

Além de apresentar os dados e as principais tendências recentes da formação e do emprego formal de mestres e doutores, esse estudo inova pela forma como disponibiliza seus resultados. Esses são disponibilizados online em formato que permite ao leitor explorar os dados e as tendências em profundidade por intermédio da leitura, visualização de seu conteúdo e da interação com seus gráficos. Também é possível ter acesso a todas as tabelas detalhadas que constituem a base desse estudo, assim como aos dados específicos que alimentaram a geração de cada um dos seus gráficos. Ademais, os principais termos técnicos utilizados no estudo são objeto de um glossário explicativo, que ajuda na correta interpretação dos dados apresentados e analisados no estudo.

1 Mazzucato, Mariana e Caetano Penna. (2016) The Brazilian Innovation System: A Mission-Oriented Policy Proposal, Brasília: CGEE, p. 56. https://www.cgee.org.br/the-brazilian-innovation-system.

 

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