Percepção sobre benefícios e malefícios da ciência e tecnologia

A visão dos brasileiros em relação à ciência e à tecnologia se mantém positiva e otimista. Dos entrevistados, 73% acham que ciência e tecnologia trazem mais benefícios que malefícios para a sociedade.

Imagem do cientista

Existe a percepção de que a ciência é um importante instrumento facilitador, capaz de solucionar problemas. Essa visão otimista abrange também os cientistas. Para 41% da amostra, estes são vistos como “pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade”.

Nota: A pergunta oferecia a possibilidade de duas opções de resposta, com cada respondente, portanto, podendo indicar até duas alternativas quanto à sua visão dos cientistas. Os dados apresentados correspondem somente às porcentagens das primeiras opções de resposta

Percepção sobre investimento em pesquisa científica e tecnológica nos próximos anos

A sociedade percebe e reconhece a ciência como importante para o desenvolvimento do país. Nesse sentido, os resultados indicam o quanto é relevante investir em divulgação. Dos entrevistados, 90% acreditam que o governo deve aumentar ou manter os investimentos em pesquisa científica e tecnológica nos próximos anos.