Para melhor compreensão dos resultados de uma pesquisa, é importante traçar o perfil de sua amostra. Em relação à ciência e tecnologia (C&T), foi possível perceber que a atitude dos brasileiros varia de acordo com sua trajetória e situação social. Diferenciais como renda, escolaridade, idade e região de moradia impactam diretamente na percepção e no conhecimento acerca da temática.

Foram entrevistadas 2.200 pessoas acima de 16 anos, de todas as regiões do país. As entrevistas foram realizadas entre os dias 16 e 26 de março de 2019.

Infográfico - Sexo x Idade

Percentual de respondentes por sexo e idade

Desse total, 52% são mulheres, e a maior concentração dos entrevistados encontra-se na faixa etária entre 25 e 34 anos.

Escolaridade - Entrevistado e mãe do entrevistado

A escolaridade é a característica que mais diferencia os grupos, mostrando que, quanto maior o nível de instrução, maior a visão crítica sobre C&T no Brasil.

Renda familiar mensal

As diferenças econômicas também se mostram relevantes em relação ao nível de conhecimento e de consumo dos brasileiros sobre C&T.

Frequência de acesso à internet

Sobre o acesso à internet, a maior parte da população entrevistada se conecta à rede com frequência. Das pessoas que responderam à pesquisa, 70% acessam todos os dias ou quase todos os dias.

 

acesso à internet

Principais equipamentos utilizados para acessar a internet do domicílio

Quando questionados sobre quais equipamentos eram utilizados para se conectarem em casa, a maioria deles utiliza o celular. Veja ao lado: