Interesse em C&T

Entre 2010 e 2019, o interesse dos brasileiros em ciência e tecnologia se manteve estável. Embora o percentual tenha apresentado uma queda, foi possível perceber ao longo dos anos que, entre os oito temas investigados, ciência e tecnologia foram consideradas um assunto interessante ou muito interessante por mais de 60% da população.

 

 

 

Nota: Para o cálculo dos valores de declaração de interesse, foram desconsiderados os respondentes que não souberam responder (NS) ou não responderam (NR) a pergunta.

Situação da pesquisa

Os brasileiros entendem que o fazer científico é a chave para o nosso futuro. Eles respeitam e valorizam a ciência e a tecnologia, e esperam mais investimento no setor. Mas, apesar disso, a visão de que a pesquisa científica e tecnológica está atrasada aumentou em 2019. É significativo o número de pessoas que acreditam que o Brasil não esteja bem no campo das pesquisas.

 

 

Investimentos

Os dados apontaram que a maioria dos brasileiros defende mais aplicação de recursos na área. É constante e consistente o apoio dos brasileiros aos investimentos em C&T: grande parte dos entrevistados afirma que o governo deveria aumentar ou manter os investimentos em pesquisa.

 

 

Malefícios e benefícios da C&T

Os resultados mostraram que 73% dos entrevistados acham que C&T trazem só benefícios ou mais benefícios que malefícios para a sociedade. O dado aponta que, apesar das profundas mudanças sociopolíticas dos últimos anos, os brasileiros mantêm uma visão otimista em relação à área. Em todos os anos pesquisados, a fração de entrevistados que declara que C&T trazem "mais malefícios que benefícios" ou "só malefícios" para humanidade é sempre mínima, enquanto que os otimistas (mais benefícios do que benefícios) sempre representam a grande maioria da população.

 

 

Consumo do tema em C&T por fonte

O consumo de informação de C&T na mídia também caiu de maneira significativa (em jornais, revistas impressas e na televisão) ou se manteve muito baixo (no caso de programas de rádio e leitura de livros) ou relativamente baixo (em relação ao acesso à informação sobre C&T na internet).

 

Vê programas na TV que tratam de ciência e tecnologia

Ouve programas de rádio que tratam de ciência e tecnologia

Lê sobre ciência e tecnologia em jornais

Lê sobre ciência e tecnologia em revistas

Lê livros sobre ciência e tecnologia

Se informa sobre ciência e tecnologia na internet

Participou de manifstações sobre ciência e tecnologia


 

Visitações

A pesquisa revelou baixa considerável na quantidade de brasileiros que afirmam frequentar atividades de difusão do conhecimento e também queda na visitação a espaços culturais como museus, jardins botânicos etc. O índice, que apresentava crescimento nos últimos anos, caiu pela metade na análise de 2019 referente à visitação a museus de ciência e tecnologia.

 

 

 

Nota: Agregações foram feitas para manutenção da comparabilidade histórica