Voltar

Diagnóstico das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA)

Ícone do projeto

Diagnóstico das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA)

Apresentação

As ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA) possuem um irrefutável caráter estratégico para o desenvolvimento nacional sob diversas abordagens e, em particular, para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. O projeto Diagnóstico das CHSSALLA busca contribuir com este debate, mapeando o perfil dos pesquisadores e da pesquisa nessas áreas. Além disso, a iniciatva destaca a contribuição desse grupo para temas estratégicos do desenvolvimento nacional. De acordo com o CNPq, essas três grandes áreas incluem 26 áreas do conhecimento. Além delas, o projeto incluiu em sua análise também áreas do campo multidisciplinar como ensino de ciências e matemática..

 

Tabela 1. Áreas do Conhecimento por Grande Área

Humanas

 
Antropologia Geografia
Arqueologia História
Ciência Política Psicologia
Educação Sociologia
Filosofia Teologia

Sociais Aplicadas

 
Administração Economia
Arquitetura e Urbanismo Economia Doméstica
Direito Museologia
Ciência da Informação Planejamento Urbano e Regional
Comunicação Serviço Social
Demografia Turismo
Desenho Industrial  

Linguística, Letras e Artes

 
Linguística Letras
Artes  

Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Elaboração: CGEE

 

Qual a contribuição das CHSSALLA para o desenvolvimento nacional, em particular para as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação? Para responder a essa pergunta norteadora, o projeto realizou um amplo panorama dos pesquisadores, temas de pesquisa, fontes de financiamento. Para tanto utilizou diversas bases de dados públicas e analisou a produção científica de mais de 67 mil pesquisadores, incluindo quase 50 mil teses de doutorado.

 

Parceiros

O projeto é fruto do esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em jogar luz sobre esses campos da ciência brasileira. Além disso, o projeto reflete a necessidade de ouvir os atores e as comunidades impactados pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, enquanto propicia o autoconhecimento dessas áreas, ou seja das CHSSALLA. A idealização original do presente projeto foi feita pelo Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA) e apresentada ao MCTIC pelo próprio fórum. A entidade é uma articulação de 54 associações ou sociedades científicas brasileiras que tem como missão promover o debate sobre “temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira”. Por sua vez, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) acolheu a missão de liderar, planejar e conduzir esse Diagnóstico, que teve início no segundo semestre de 2018 e tem término previsto para o final de 2019.

 

Metodologia

As bases conceituais e metodológicas, assim como os recortes realizados e construídos nas reuniões de governança do projeto, pretenderam gerar inteligência coletiva para construção das análises. Foram utilizados métodos de design thinking e visão prospectiva, além de laboratórios de análise de redes de similaridade semântica que permitiram o manuseio e a compreensão de grandes volumes de dados ligados à produção científica das CHSSALLA. As reuniões ocorreram regularmente desde o início do projeto e contaram com a participação de representantes do MCTIC, do FCHSSA e do CNPq. O CGEE presta seus mais sinceros agradecimentos pela parceria e pela riqueza dos aprendizados compartilhados. Também têm sido primordiais para a análise dos dados os debates promovidos no âmbito de associações científicas disciplinares e multidisciplinares. O levantamento de dados foi feito pela equipe técnica do CGEE a partir das bases oficiais do governo federal e de extrações e cruzamentos especiais obtidos por meio de ferramentas desenvolvidas no Centro.

 

Comitê de Governança

Coordenação-geral de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - MCTI

Joana Girard Nunes Ferreira (coordenação)
Fernanda Gomes Rodrigues
Leonardo Triblst

 

FCHSSA

Mário Cezar Silva Leite | Coordenação do FCHSSALLA
Andréa Barbosa Gouveia | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped
Fernanda Antônia da Fonseca Sobral | Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Manoel Fernandes de Sousa Neto | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – Anpege
Ivan da Costa Marques | Associação Nacional de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias Esocite.BR

 

Equipe Técnica

Supervisão

Márcio Miranda

 

Coordenação

Mayra Juruá Gomes de Oliveira

 

Equipe

Adriana Badaró de Carvalho Villela
Carlson Batista de Oliveira
Jackson Max Furtunato Maia
Marcelo Augusto de Paiva dos Santos
Sofia Daher
Verena Hitner

Downloads

Diagnóstico das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA) no Brasil

Vídeos

Animação:

Making of:

 

Downloads

Relatório: Diagnóstico da situação atual das CHSSALLA brasileiras

Revista USP: Artigo - Diagnóstico da situação atual das CHSSALLA brasileiras (Abril de 2021)