Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS)

Ícone do projeto

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS)

Atualmente, mais da metade da população mundial habita em cidades. Esse é o resultado de um processo de urbanização cada vez mais intenso, que ocorre há décadas. No Brasil, 85% da população encontra-se em áreas urbanas e a previsão é de que, em 2020, esse índice alcance o patamar de 90%.

A aglomeração de pessoas em cidades suscita diversos desafios sociais, ambientais e econômicos, que levam à busca por alternativas que promovam um desenvolvimento sustentável, respeitem os limites naturais dos ecossistemas e reduzam as desigualdades socioespaciais. Observar a dinâmica urbana e suas transformações é, portanto, uma agenda estratégica para o desenvolvimento do Brasil.

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) surge em um momento no qual governos locais e nacionais são convocados a agir para garantir uma transição rumo a um ambiente mais justo, inclusivo e sustentável. Sua missão é inspirar pessoas, replicar inovação e fomentar políticas públicas para cidades sustentáveis.

O Observatório consiste em uma plataforma virtual de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-região. Esse esforço aplica-se às áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. No entanto, trata-se de um trabalho que também perpassa todo o tecido urbano, ao investigar as dinâmicas de inovação e promoção do planejamento integrado, junto a uma visão de futuro de cidades sustentáveis.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto busca identificar as soluções mais inovadoras para desafios urbanos brasileiros. Esse processo está em andamento e envolve análises de big data, processos de co-criação e consulta a especialistas. A caracterização do território brasileiro, por sua vez, é desenvolvida por meio de dados geobiofísicos e indicadores alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O propósito é localizar as soluções de acordo com as especificidades do território. Isso possibilitaria, por exemplo, indicar respostas promissoras às questões de cada cidade-região.

Como alertou Joan Clos na última Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a batalha pela sustentabilidade será vencida ou perdida nas cidades, mas, independentemente de qual seja o resultado, seus efeitos serão sentidos por todos os seres humanos. Por isso, o Observatório é um espaço construído a partir da colaboração entre diversos atores. O engajamento e a participação dos mais variados setores que observam, criam e vivem a cidade é um elemento fundamental para o avanço da agenda urbana e a efetivação desse espaço virtual em prol de cidades mais sustentáveis. Participe!

 

O Projeto CiTinova

 

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto CITinova - Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis (https://citinova.org.br/). Com abrangência nacional e projetos-pilotos em Brasília e Recife, o Projeto CITinova tem foco em planejamento urbano integrado e investimentos em infraestruturas urbanas com tecnologias inovadoras para enfrentar desafios históricos da população e da gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e gestão da ONU Meio Ambiente, o projeto é co-executado pelo CGEE, pelo Instituto Cidades Sustentáveis, pela Agência Recife de Inovação (Aries), pelo Porto Digital e pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF).

Contato: cidades.sustentáveis@cgee.org.br

 

Equipe

 

Supervisor

Regina Silvério

Coordenador

Marco Aurelio Lobo Júnior

Equipe

Alon Mota
Anderson Vieira do Nascimento
Carlos Duarte de Oliveira
Evandro Augusto Soares
Kátia Regina de Alencar
Kléber de Barros Alcanfor
Luiza Coimbra de Oliveira
Monique Pinheiro Santos
Raiza Gomes Fraga
Victor Neves Martorelli
Wagner Soares
Yuri César Silva

 

"Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS)”

SITE

oics.cgee.org.br

EVENTOS

___________________________________

II International Seminar on Nature Based Solutions (NBS): Promoting Urban Nature for More Resilient Cities 

___________________________________

Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis

___________________________________

 

"A Natureza Rítmica da Água”

05, 06 e 07 de Julho de 2019

Download do Relatório

___________________________________