Lançamento será amanhã (1º), durante o 7º Seminário de Terras Raras, realizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), na sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lança, no dia 1º de julho, a publicação "Terras Raras no Brasil: estado da arte, cenários e um mapa do caminho estratégico para 2026–2040”. O estudo revisita e atualiza um diagnóstico elaborado pela instituição em 2012, que se tornou referência para pesquisadores e formuladores de políticas públicas. A publicação reúne um panorama da cadeia produtiva das terras raras, identifica gargalos na estrutura industrial brasileira e apresenta cenários estratégicos para ampliar a participação do Brasil em um setor considerado essencial para o desenvolvimento tecnológico.
O documento foi demandado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao CGEE e será entregue pelo diretor-presidente do Centro, Anderson Gomes, à ministra Luciana Santos. O lançamento ocorrerá durante o 7º Seminário de Terras Raras, realizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), na sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Elaborado com a participação de especialistas de universidades e instituições de pesquisa de todo o país, o estudo reúne informações estratégicas sobre um tema que vem ganhando importância na agenda internacional. Além disso, propõe uma estratégia para desenvolver a cadeia produtiva do setor e posicionar o Brasil como um fornecedor de insumos de terras raras e tecnologias críticas nas próximas décadas.
Serviço
Data: 01/07/2026
Horário: 09h
Local: Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Acesse a publicação
Acesse o Resumo Executivo
Notícias relacionadas
ABIN promove encontro interestadual sobre terras raras
2 de junho, 2026O evento contou com a participação do assessor técnico do CGEE, Cesar Augusto Costa, e teve por objetivo promover a integração entre os órgãos das comunidades de Inteligência dos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais.
CGEE integra Grupo de Trabalho de Inovação para o Setor Mineral
13 de maio, 2026Durante lançamento no MCTI, Centro anuncia atualização de estudo estratégico sobre terras raras.
Terras raras ganham impulso estratégico com participação do MCTI na atualização de estudo
29 de abril, 2026Workshop do CGEE reuniu especialistas para revisar cenários, fortalecer cadeias produtivas e orientar políticas públicas em áreas essenciais para a economia e a transição energética