Notícias

Voltar

Ciência sem Fronteiras

CSF

Ciência sem Fronteiras

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) concluiu uma proposta metodológica para a avaliação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) que foi apresentada para as agências gestoras da iniciativa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq.

Prevista em contrato de gestão entre o MCTI e o CGEE, a proposta pretende servir de base para futuras avaliações do impacto do programa, em especial no que diz respeito à presença brasileira no cenário científico e tecnológico internacional.

Dadas as suas metas (101 mil bolsas em quatro anos) e volume de recursos envolvidos, presume-se que o CsF produzirá impactos em várias dimensões do sistema científico e tecnológico brasileiro e também na presença de nossa ciência no sistema internacional de pesquisa. Por essa razão, a equipe responsável pela sua consecução optou por uma proposta que pudesse contemplar diferentes níveis de análise, cada um deles concentrado em uma dimensão específica de impacto, ainda que com sobreposição e complementaridade entre essas dimensões.

proposta entregue às agências está organizada em quatro dimensões de análise: I) Análise do impacto no nível institucional; II) Análise de impacto na produção de conhecimento e na Inovação; III) Análise de impacto no nível pessoal (principalmente na empregabilidade e na carreira) dos beneficiários; IV) Análise de impacto na sociedade.

A reponsabilidade de implantação da proposta será da agências Capes e CNPq, gestoras do Programa Ciência sem Fronteiras.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.