SbN

Nota Técnica mapeia iniciativas federais em Soluções Baseadas na Natureza e Infraestrutura Verde

Crédito: Ascom CGEE

Documento do CGEE apresenta panorama das iniciativas federais em Soluções Baseadas na Natureza e Infraestrutura Verde no contexto urbano.

Crédito: Ascom CGEE

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou a Nota Técnica Mapeamento de iniciativas na escala federal relacionadas às Soluções baseadas na Natureza (SbN), documento que sistematiza e analisa ações, programas e políticas públicas conduzidas pelo governo federal voltadas à promoção da sustentabilidade urbana e da resiliência climática no Brasil.

As Soluções baseadas na Natureza constituem estratégias fundamentadas em processos naturais, capazes de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos, ao mesmo tempo em que fortalecem a capacidade de resposta a desafios como as mudanças climáticas, a gestão dos recursos hídricos e a segurança alimentar. Diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e das crescentes demandas urbanas, o estudo destaca a importância da adoção de soluções híbridas, que articulam a infraestrutura cinza tradicional com SbN, como caminho essencial para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes.

A Nota Técnica apresenta um levantamento abrangente das iniciativas federais relacionadas aos temas de Soluções baseadas na Natureza e Infraestrutura Verde, identificando os principais atores institucionais, programas, projetos e ações desenvolvidos no âmbito da administração pública direta e indireta. O mapeamento oferece uma visão consolidada dos avanços recentes na formulação e implementação de políticas públicas orientadas à construção de cidades mais verdes, inclusivas e adaptadas às novas realidades climáticas.

O documento integra o esforço contínuo do CGEE na produção de estudos e documentos orientadores que subsidiam políticas públicas estratégicas nas áreas de Soluções baseadas na Natureza e infraestruturas híbridas em ambientes urbanos. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no âmbito de um esforço interinstitucional coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Acesse a nota técnica aqui. 

Notícias relacionadas